UFV e a Rede PROFIAP se comprometem com o Envelhecimento Saudável

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP) se uniram em um projeto inovador que promete transformar a vida das pessoas idosas. Com foco em políticas públicas e envelhecimento ativo e saudável, o projeto “Em Comum-Idade”, que será coordenado pela professora Andréia Queiroz Ribeiro, foi aprovado no edital conjunto PEC/PPG UFV, sendo um marco significativo para a UFV. É a primeira vez que a UFV disponibiliza um edital que une pesquisa e extensão, oferecendo inúmeras possibilidades de oportunidade para grupos da UFV.
Destaques do Projeto “Em Comum-Idade”
Está alinhado com as ações da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OMS (Organização Mundial de Saúde) e integra a Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030). Esta iniciativa fortalece redes colaborativas e promove ações de impacto social relevantes, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. Objetivos Principais do Projeto:
Formação de Redes Colaborativas: Fortalecer a cooperação entre universidades e instituições é essencial para ampliar o alcance e impacto das ações voltadas ao envelhecimento saudável. A UFV busca criar e consolidar parcerias estratégicas, promovendo a troca de conhecimentos, recursos e experiências entre diferentes entidades acadêmicas e profissionais. Isso inclui colaborações interdisciplinares e interinstitucionais que potencializam as iniciativas de pesquisa e extensão.
Boas Práticas: Identificar e divulgar práticas bem-sucedidas permite que estratégias eficazes de promoção do envelhecimento saudável sejam compartilhadas e replicadas em diferentes contextos. O projeto visa mapear iniciativas que já demonstraram resultados positivos e disseminar esses modelos para outras instituições e comunidades, criando um ciclo de melhoria contínua e inovação.
Intercâmbio de Experiências: Facilitar visitas técnicas e eventos colaborativos é uma forma de promover o aprendizado prático e a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes. Esses intercâmbios permitem a observação direta de projetos e práticas, fomentando a adaptação de soluções bem-sucedidas para diferentes realidades e necessidades locais.
Pesquisas e Informações: Desenvolver pesquisas sobre envelhecimento saudável é fundamental para gerar conhecimento científico e subsidiar políticas públicas e práticas de saúde. A UFV pretende realizar estudos multidisciplinares que abordem aspectos biológicos, psicológicos, sociais e ambientais do envelhecimento, contribuindo para uma compreensão holística do tema e para o desenvolvimento de intervenções eficazes.
Ampliação de Ações: Estender as iniciativas da UFV em todos os seus campi garante que as ações do projeto alcancem um maior número de pessoas e regiões. A descentralização das atividades permite que comunidades diversas se beneficiem das ações de promoção do envelhecimento saudável, adaptando as estratégias às especificidades locais e ampliando o impacto do projeto.
Apoio a Municípios: Sensibilizar e apoiar municípios mineiros para aderirem à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas é uma ação estratégica para promover ambientes urbanos que favoreçam o bem-estar desse grupo populacional e da sociedade em geral. A UFV busca orientar e capacitar gestores municipais na implementação de políticas e práticas que tornem as cidades mais inclusivas e acessíveis para a população idosa.
Popularização da Ciência: Desenvolver estratégias para promover o conhecimento sobre o envelhecimento saudável envolve a criação de materiais educativos, campanhas de conscientização e eventos científicos abertos ao público. A UFV pretende tornar a ciência acessível a todos, desmistificando conceitos e informando a sociedade sobre as melhores práticas para um envelhecimento ativo e saudável.
Projeto Piloto no SUS: Criar uma rede de cuidados para pessoas idosas no Sistema Único de Saúde (SUS) em Viçosa é uma das ações centrais do projeto. O objetivo é orientar a implementação de um modelo de atendimento integrado e personalizado, que possa ser replicado em outras regiões. Esse projeto piloto servirá como um laboratório para testar e aperfeiçoar intervenções, promovendo um cuidado mais eficiente e humanizado para a população idosa.
Impacto Social e Participação do PROFIAP
O PROFIAP teve uma presença marcante na construção dessa proposta, que é viabilizada nos três Campus da UFV. Este projeto também fortalece o papel da universidade como uma aliada à pessoa idosa e promove a integração de diversos grupos dentro e fora da universidade.
Além disso, o projeto “Em Comum-Idade” contribui para fortalecer as relações interinstitucionais e com a internacionalização da pesquisa e da extensão da UFV, especialmente com o Grupo UNIDES. Com o projeto ampliam-se as perspectivas de ações, com impactos e benefícios sociais

Prédio BBT – Sala 101 Rod. MG 230 Km 08
Campus Universitário